Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ Templários da Paz - 251, foi idealizada pelos IIr∴ Attilla Torres, Arnaldo Muniz, Ruy Salles, Ricardo Serravalle, Gustavo Vieira e André Kopke, com o intuito de concretizar a vontade de realizar atividades que possibilitasse o fortalecimento da Família Maçônica nos aspectos social, espiritual e filosófico. Após diversas reuniões foi marcado um encontro com o Ser∴ Gr∴ M∴ Jair Tércio que deu pleno apoio a realização deste sonho.
No dia 02 de dezembro de 2015, no Palácio de Itapoã, deu-se a fundação da Loja Templários da Paz, recebendo o número 251, sendo que na oportunidade o Ir∴ Áttilla Torres foi instalado como Ven∴ M∴, e os IIr∴ Arnaldo Muniz e Ruy Salles empossados respectivamente como Prim∴ e Seg∴ VVig∴. A primeira sessão econômica aconteceu no Templo Joir Brasileiro (o qual foi reformado e adaptado para o ritual de emulação em 2018) localizado no subsolo da sede da GLEB, no dia 09 de janeiro de 2016. Na oportunidade o Ir∴ Ricardo Serravalle presenteou a Loja com o estante. Nesta reunião histórica estavam presentes: os IIr∴ Attilla Torres, Arnaldo Muniz, Ruy Salles, José Carlos Brito, Clóvis Sacramento, Taurino Araújo, Jaime Vitorino, Anderson Delano, André Kopke, Ricardo Serravalle e Luis Carlos.
A primeira iniciação ocorreu no dia 16 de abril de 2016 em conjunto com a Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ Joel Melo, 221, também no Palácio de Itapoã, cuja presidência da sessão coube ao Ven∴ M∴ Everton Melo. Nesta sessão foram iniciados os PProf∴ Fábio Viana e Harnoel Lier. De lá pra cá, já se passaram sete Sessões Magnas de Iniciação: trazendo para fortalecer o quadro da Ordem Maçônica 23 homens de bons costumes e que não professam ideologias contrarias aos seus princípios. Mas o fortalecimento das colunas desta Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ em sua ainda curta história, porém rica em detalhes e trabalho para fortalecimento da Família Maçônica nos aspectos social, espiritual e filosófico assim como foi lá no principio pelos seus idealizadores. Passaram pela nossa Loja IIr∴25 que se prenderam e atentaram para sentir a sua egrégora que senão única extraordinária e somada a receptividade e alegria dos obreiros do quadro da Loja de alguma forma os levaram a se filiar e com suas experiências trazer a Templários da paz 251 nesse sexto aniversário se tornar cada fez mais realidade dentro de seu proposito de idealização.
Após quase um ano de existência da Loja e realizando sessões conjuntas e aos sábados com a Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ Joel Melo, 221, a assembleia da nossa Ofinica deliberou por transferir suas reuniões de sábado que iniciava às 14:00h para às quintas-feiras, passando se reunir às 20:00h. Naquele momento, a Templários da Paz passou a dar seus primeiros passos solo começando assim a escrever sua história.
As dificuldades eram enormes, por várias vezes, a Loja se reuniu em recreação, mas graças a dedicação de grandes e valorosos IIr∴, que se propuseram a dedicar parte de seu tempo para capitanear as direções a serem tomadas pela Loja, mas semsair dos seus propósitos iniciais: o fortalecimento da Família Maçônica nos aspectos social, espiritual e filosófico.
Até a presente data, a Loja já passou com 4 administrações, além da primeira do Ir∴ Áttilla:
27/07/2017 - Ven∴ M∴ Ir∴ Arnaldo Muniz Fernandes, Prim∴ Vig∴: Ir∴ Gustavo Fernandes Vieira e Seg∴ Vig∴ Harnoel Lier Lopes Cardoso
11/07/2017 - Ir∴ Ruy Salles como Ven∴ M∴, Ir∴ Harnoel Lier como Seg∴ Vig∴ e Ir∴ Marcus Melo / Ir∴ Rafael Evangelista como Seg∴ Vig∴
01/07/2020 - Ir∴ Ruy Salles como Ven∴ M∴, Ir∴ Harnoel Lier como Seg∴ Vig∴ e Ir∴ Uheider Pires como Seg∴ Vig∴
As sessões continuam a ocorrer às quintas-feitas das 20:00 às 22:00 no Ed.: Maçônico, onde está localizada a sede da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia e adota o R∴E∴A∴A∴ nos seus três graus simbólicos. No dia 25 de março de 2020 formalizou um dos maiores desafios Templários da Paz data da primeira reunião virtual, no período da pandemia de COVID-19 que veio a ser um dos maiores desafios da civilização moderna! Só não custa lembrar que o distanciamento físico foi obrigatório para evitar a propagação do novo coronavírus. Nada de se afastar dos familiares, dos irmãos da Ordem e dos amigos nesse período. Pelo contrário, é possível promover reuniões com os obreiros, essa foi uma concepção adotada pela Loja. Era incrível ver como os irmãos se doavam e estavam comprometidos com o propósito de se melhorar individualmente para assim mudar o coletivo o vez. Por exemplo, campanhas de arrecadações de alimentos, de auxilio das mais distintas necessidades e inúmeras outras atividades. Bastou acionar o modo criatividade e aí se deram as mais gratas confirmações como por exemplo o nosso Ir∴ Hosp∴ Henrique Dias.
Como vimos até aqui, o fortalecimento dos nossos vínculos como irmãos e o comprometimento com propósitos da Loja e da Ordem não ficaram apenas nos planos do período de pandemia mas posso afirmar categoricamente que os obreiros da Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ Templários da Paz – 251 os levaram para a pós-pandemia e na eternidade desta Loja. Porque estes homens, que aqui estão e viveram aquele momento internalizaram este sentimento de união para a cada dia e não só as quinta-feiras às 20h, e continuam a trabalhar em prol da sociedade. Que possamos aproveitar essa chance de desenvolvermos a espiritualidade coletivamente e, assim, termos a oportunidade de colhermos um futuro de paz, espiritualidade e fé.
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante
Ven∴ Mestre
Prim∴ Vigilante
Seg∴ Vigilante